sexta-feira, dezembro 15, 2006

Mais um semana que se vai na Suiça...
Sem muitas novidades pra contar. Na terça-feira foi dia de arrumar a arvore de natal do meu andar. Na verdade, um pretexto para fazer uma festinha e reunir o pessoal, ja que semana que vem a maioria vai embora para as festas de fim de ano. Foi bem divertido, cada um trouxe alguma coisa de comer ou beber, assistimos filme, coisa que eu nao fazia desde que cheguei aqui...ah, e claro, por fim arrumamos a arvore.
Ainda nao falei aqui sobre o pessoal que mora comigo: nove pessoas, todas da Europa mesmo, e todas estudantes. Ou seja, eu sou o unico sul americano e que nao estuda hehe. Posso dizer que dei sorte quanto ao pessoal do meu andar. Todos muito legais, tirando um alemao mais velho meio rabugento que ja mora la ha algum tempo, e que de vez em quando deixa uns bilhetinhos meio desaforados espalhados pelo corredor, do tipo: "Mantenha o banheiro limpo...se vc nao concorda com as regras, sinta-se livre para dar o fora!!!" Bem sutil ele. Mas de um modo geral, as "regras" sao cumpridas, o que garante a harmonia e a organizaçao no andar.
Ja na quinta-feira, foi aniversario de um arquiteto aqui do escritorio, que diga-se de passagem eh o mais gente boa. Morou no Brasil uns 2 meses, fala português e vc percebe a diferença dele para os outros....eh mais descontraido e sempre me da dicas de onde ir aki na Suiça. Entao, nao tinha desculpa pra nao ir.
Ele comemorou num bar, proximo do trabalho mesmo. Ah, detalhe que aniversario aki eles chamam de Àpero. O esquema eh mais o menos esse: todo mundo em pé e alguns aperitivos espalhados pela mesa, servidos junto com vinho. Nada de doce.
Levei uma cachaça que trouxe do Brasil de presente que foi a minha salvaçao. Isso porque o povo muito gente boa aqui do escritorio, deu uma coleçao em vinil do Led Zeppelin pra ele e todos assinaram...todos menos eu, porque eles esqueceram de me avisar. Mas tudo certo, no final ele ainda me agradeceu achando que eu tava no meio dos que tinham dado a coleçao. Eu nao neguei hehehe.
Esse fim de semana, acho que vou viajar para umas cidadezinhas proximas de Berna. Tenho que usar um cartao que ganhei para viajar de graça pelas redondezas, quando me registrei na policia e que so vale ate dia 31 de dezembro. Como no Natal e Ano Novo nao estarei aqui. A hora eh essa!!

O time do decimo quarto andar. Em sentido horario: Eu, Mihaela (Romênia), Stefan (Suiça), Annie (Suiça), Michael (Polônia), Gizen (Suiça). E tirando a foto, Stefan (Alemanha). Ausentes: Nikolai (Russia), Soraya (Suiça), Anna e Jurgen (Alemanha)




So pra constar que eu também ajudei hehehe.

segunda-feira, dezembro 11, 2006

Aos poucos a temida neve parece dar sinais de que nao demora a chegar... Hoje pela manha, enquanto preparava meu café, fui dar uma espiada pela janela, como faço todos os dias. Os telhados das casas, jardins e carros parados na rua estavam cobertos por uma leve camada branca...Tudo bem que era gelo, nao muito diferente das geadas que acontecem no sul do Brasil e que saem no jornal, quando ta muito frio, mas pra mim, tudo é novidade. Pra confirmar, quase tomei um tombo na entrada do escritorio, quando pisei no que pensei ser uma poça d'agua, mas que era na verdade gelo.
Liçao do dia: Jamais pisar no que aparenta ser uma poça d'agua nessa época do ano.

Devido a essa constataçao, o post de hoje é dedicado ao outono, que ja, ja cede lugar ao inverno.

Caminho de casa:




Às margens do Lago di Lugano

domingo, dezembro 10, 2006

Relutei um pouco antes de decidir abrir este blog, por varias razoes...mas a insistência de amigos e mesmo a necessidade que senti de relatar minhas memorias nesta fase tao intensa e cheia de transformaçoes da minha vida me fizeram mudar de idéia.
Até essa decisao ja se vao 2 meses e meio de Suiça. Nesse meio tempo: viagens, novos amigos, apertos, varios micos e saudades... muitas saudades da familia e dos amigos. Mas pesando na balança, tudo tem sido muito valido. Nesses dois meses, ja aprendi coisas que durante toda minha vida, escondido na "Big Viçosa", sob a barra da saia da mamae, nunca tinha experimentado. Desde coisas simples, como fazer compras no supermercado até algumas mais complexas, como lavar roupa - tarefa com um grau complexidade que ainda nao consegui desvendar por completo hehe, mas um dia eu chego la. Cozinhar é outro capitulo a parte, uma vez que nao sou muito dado aos afezeres domésticos.
Para dificultar ainda mais, tem o problema da lingua, que querendo ou nao, torna tudo mais complicado mesmo considerando-se que a maioria dos suiços sabe falar inglês. Nos primeiros dias eu tinha medo de tudo, pegar onibus, entrar em restaurantes, medo de que alguem viesse falar comigo e eu nao soubesse responder. Mas é como dizem, nada como um dia apos o outro...pouco a pouco os medos se vao e vc começa de certa forma, a se sentir parte do sistema.
Mas chega de filosofar por hoje...pra inaugurar o blog, algumas fotos do lugar onde estou morando, pra matar de vez a curiosidade de varias pessoas que me perguntam ate hoje como eh onde eu moro


Tscharnegut Students house ou "Carandiru" (hehehe): 19 andares, com 10 quartos cada um. Um dos maiores edificios de Berna. Quarto individual com pia; cozinha, sala de tv e banheiros compartilhados.




Vista da minha varanda...alpes ao fundo.